segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

MiniDV X Hard Drive Disk


Qualidade X Praticidade
Essa semana passei por uns bons bocados
 depois que comprei uma camerinha da Sony, a SR-45.
Quis (e também só podia bancar) um
a filmadora simples, que permitisse dar vazão a id
éias, mas sem a pretensão profissional. (se eu tivesse dinheiro comprava essa Sony aqui 
resolve e é super pretenciosa profissionalmente)
Usei, filmei, recomendo. uma ótima c
amera. Lembrando que sua bateria original dura apenas uma hora, sendo então necessárria a compra de uma bateria reserva, talves esse o único problema da 45 se não fosse: a hora de editar.
A SR-45 é uma camera que grava suas coisa em um HD interno. Sem fita.
E só depois de comprá-la que reolvi fazer a seguinte equação:
Se grava em HD tem que comprimir a imagem 
e o áudio, pra poder obter uma boa perfomance da camera, e fazer dos 30 giga um lo
cal com bastante espaço pra imagens. Gravar esse material direto no formato original, pediria muito de uma camera caseira e ocuparia um enorme espaço no HD.
A praticidade que a gravação direta em HD 
(no formato MPG2) proporciona; não precisa de fitas, o HD interno com tamanho razoável, facilidade pra manusear o arquivo e outros etcetaras; vão se defrontar com a qualidade de uma 
imagem não-comprimida capturada de uma fita miniDV.
Mas isso pro usuário comum nao significa nada, aliás só confude o que ja está simples demais pra eles.
Agora, mesmo se o usuário comum quiser f
azer uma coisa que esta se tornando muito comum para os usuários comuns, que é a ediçao das imagens, ele pode encontrar problemas.
o MPG2, comprime a imagem e deixa ela incompatível para muitos programas de edição.
Aqui eu uso Mac OS X  e edito no Final Cut PRO
 que definitivamente não conversa com formatos comprimidos de vídeo (não estou falando de píl
ulas!)
Compratilharei aqui a soluçao encontrada por mim, Rogério Both e Fernando Bastos, parceiros de trabalho que colaboraram nessa dúvida, que creio ser de outras pessoas por ae.
Lembrando que essa solução foi pensada pra ser utilizada no sistema
 mac os x e o programa é o Final Cut.

  1.  Primeiro Passo: Converter e Descomprimir o MPG2
Devem existir varios programas ae mas eu na
o exitarei em recomendar esse, o MPG Streamclip. É free, converte vááários formatos, INCLUSIVE CAPTURA DIRETO DE DVD, sem mistério nenhum.

               
          2. Passo: Qual formato?

Essa na verdade é a grande questão. 
Fizemos alguns testes e junto com a conclusão do Fernando ( ele encontrou dentro do MPEG Streamclip, uma descompressão própria para o Final Cut) chegamos a conclusão que exportar o .MOV Uncompressed para Final Cut é melhor e mais leve do que descomprimir para o formato original DV.

No final ficou assim.



Existem mil maneiras de preparar Neston. Não sei se esse resultado é o melhor, mas por enquanto tem resolvido aqui. Deixo aqui aberta a discussão sobre o tema, já que ele pode ser tão complexo a ponto de existirem vários métodos, várias vertentes ideológicas e várias pessoas ainda interessadas em uma solução pra questão:
Como encarar a era Hard Drive sem perder qualidade?

Qualquer info adcional, agradeço!
ideapx@gmail.com

Um comentário:

Fernando Bastos de Souza disse...

Bão o "tutorial"!
Faltou falar a configuração do Final Cut! Né??
Tb acho que existem outras maneiras de se editar o material.
E aí pessoal? O que acham??
Abraço!